AIE – Recuperação do mercado de óleo e gás em 2017 é improvável

Segundo a Agência Internacional de Energia, indústria já cortou mais de US$ 300 bilhões em investimentos

[07.07.2016] 16h18m / Por Gabriela Medeiros

Uma recuperação do mercado de óleo e gás em 2017 parece improvável caso o preço do barril permaneça no patamar atual, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). A baixa atual está impactando negativamente os investimentos no setor, que já passam pelo segundo ano consecutivo de queda pela primeira vez nas últimas três décadas

A AIE estima que a indústria já tenha cortado mais de US$ 300 bilhões em gastos em dois anos, dos quais metade ocorreram na América do Norte. O valor representa 42% do total de gastos do setor.

Outra consequência da baixa é que os países do Oriente Médio estão aumentando sua participação de mercado. Os dados da agência apontam que a região atualmente é responsável por 35% da produção global, maior percentual desde 1975. A expectativa é que a produção da região atenda à maior parte do aumento do consumo global este ano.

“Este crescimento na produção da Arábia Saudita, Iraque e Irã demonstra que os produtores de baixo custo do Oriente Médio permanecem cruciais para o mercado mundial”, afirmou a AIE.

Outro ponto negativo da crise é a redução no preço dos combustíveis, o que tem desestimulado os programas de eficiência. De acordo com os dados mensais mais recentes divulgados pela agência, a produção global ficou em 95,4 milhões de barris/dia em maio, queda de 800 mil barris/dia em relação a abril e retração de 590 mil barris/dia na comparação com o mesmo mês de 2015.

http://brasilenergiaog.editorabrasilenergia.com/daily/bog-online/empresas/2016/07/recuperacao-do-mercado-em-2017-e-improvavel-470488.html

Print Friendly, PDF & Email
%d blogueiros gostam disto: