Brasil tem 120 bilhões de barris em reservas recuperáveis

Reservas recuperáveis globais estão em 2,09 trilhões de barris de óleo ( Divulgação )

O Brasil tem 120 bilhões de barris de óleo em reservas recuperáveis, considerando-se campos existentes, descobertas já realizadas e volume estimado ainda ser descoberto, de acordo com a Rystad Energy. Na avaliação da consultoria, o país tem 10 bilhões de barris em reservas provadas, volume que cresce para 17 bilhões se incluídas as reservas prováveis.

O relatório divulgado nesta terça-feira (5/7) pelo Rystad indica que as reservas recuperáveis globais somam hoje 2,09 trilhões de barris de óleo. O país com o maior volume são os Estados Unidos, que ultrapassaram a Árabia Saudita e alcançaram 264 bilhões de barris em reservas recuperáveis, dos quais metade são de óleo não convencional.

O óleo não convencional compõe 30% das reservas recuperáveis globais, que também são formadas em 33% de óleo proveniente de áreas offshore. Ao todo, os países fora da Opep têm 61% das reservas, enquanto o cartel responde pelos demais 49%.

De acordo com a consultoria, os dados confirmam que há um volume relativamente limitado de óleo recuperável restante no planeta.

“A Rystad agora estima que as reservas recuperáveis globais correspondem a 70 vezes a produção atual de cerca de 30 bilhões de barris de óleo por ano. Como comparação, a produção acumulada até 2015 é de 1,3 trilhão de barris”, destacou a consultoria.

http://brasilenergiaog.editorabrasilenergia.com/daily/bog-online/ep/2016/07/brasil-tem-120-bilhoes-de-barris-em-reservas-recuperaveis-470440.html#

Print Friendly, PDF & Email
%d blogueiros gostam disto: