Ex-presidente da Petros, Luís Afonso recebe multa e suspensão da Previc

​A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aplicou multa e pena de inabilitação a Luís Carlos Fernandes Afonso pela sua atuação como diretor presidente da Petros. O executivo atuou à frente da fundação de 2011 a 2014, tendo sido também diretor financeiro em 2003. A decisão da Previc publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29 de junho, não dá detalhes sobre a quais investimentos se refere o auto de infração. A multa aplicada ao ex-dirigente foi no valor de R$ 21.370,97, além da pena de inabilitação por dois anos.

Luís Carlos Fernandes Afonso foi um dos indiciados no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fundos de pensão. Por sua atuação como diretor financeiro e presidente da Petros, o executivo terá apurada sua responsabilidade civil em casos como Galileo Educacional; FIDC Trendbank; Sete Brasil; Usina Canabrava; entre outros.

Postalis – A Previc também decidiu multar ex-dirigentes do Postalis por aplicarem recursos em desacordo com diretrizes estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional. A decisão também não dá detalhes sobre a quais investimentos e referem os autos de infração. Entre os autuados estão Alexej Predtechensky, ex-presidente do Postalis; Adilson Florêncio da Costa, ex-diretor financeiro; Ricardo Oliveira Azevedo, José Carlos Rodrigues Sousa e Mônica Christina Caldeira Nunes, ex-membros do comitê de investimentos do Postalis. Todos foram indiciados pela CPI dos fundos de pensão. As multas são no valor de R$ 37.993,53 para cada executivo, sendo que no caso de Alexej e de Adilson Florêncio, a inabilitação será durante 10 anos.

Uma operação conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na semana passada para apurar desvios nos investimentos realizados junto ao à empresa Galileo Educacional resultou em sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão em três estados. Adilson Florêncio da Costa foi um dos investigados que foi detido.​

http://www.investidorinstitucional.com.br/index.php/br/investidoronline/15452-previc-multa-ex-presidente-da-petros-luis-afonso.html

Print Friendly, PDF & Email
%d blogueiros gostam disto: